sexta-feira, 15 de junho de 2012

Covardia ou excesso de coragem?

Um dia peguei-me pensando na pergunta reflexiva que a professora de filosofia jogou no ar durante a aula: o suicida é corajoso ou covarde?
Primeiro , criei um exemplo na minha vaga mente e tentei entender os motivos que levam a pessoa a se suicidar. E cheguei a conclusão de que não tem uma resposta definitiva , isso vai da pessoa. A pessoa pode não se sentir bem triste ou se sentir irritada com tamanha felicidade. O suicídio só tem explicação para aquele que o pratica.
Depois, pensei se a pessoa era tão covarde a ponto de querer morrer para não se machucar em vida. Mas , para os crentes em vida após a morte , os suicidas vão para um purgatório. Então digamos que meu exemplo acredita em tal teoria religiosa , de certo modo , ele deixaria de sofrer na vida para sofrer em morte.
Logo pensei em no outro lado. Como a pessoa pode ser covarde se ela tem coragem de lhe tirar a própria vida? Se ela tem coragem de renunciar o direito de viver? Muitos viram "ex-quase-suicidas" por covardia , pois os suicidas(corajosos) que conhecemos já estão mortos.
A resposta que tive de meu cérebro foi confusa , mas eu entendi.
Não apoio , mas de certo modo tenho admiração por tal coragem. Mas gente , nunca desista da vida... Ela é só mais uma lição de casa. Se você não fizer , não ganha ponto.
O suicida é um covarde muito corajoso.