sábado, 30 de janeiro de 2021

entp

Você com certeza já deve ter ouvido falar de mbti por aí. E é desse tópico que saiu o título do texto. O meu tipo de personalidade é um tipo muito odiado por aí, mas que eu escolhi amar. Só que... Eu não posso dizer que amo porque esse tipo é tachado de... Narcisista! Sim, o histrionico sutil dos encontros. 
Talvez você conheça uma pessoa que nem eu e não saiba. Eu tive sim certo complexo de superioridade inexplicável na infância que ao longo dos anos viraram insegurança. Mesmo assim, eu continuo sendo competitiva e uma das minhas ferramentas que mais gosto é justamente a minha comunicação. É meu superpoder. Eu consigo fazer a pessoa sentir o que eu quiser. E não apenas pelo poder, pelo meu querer, eu consigo manipular, assim como um sofista articulava ideias na Grécia antiga. E esse é o nome do meu tipo: the debater. 
Uma pessoa que tem opiniões fortes, é justo e caótico, vingativo e manipulador. Alguém que você quer ficar longe, correto? Talvez sim, talvez não. Se você gosta de viajar na maionese, mas sem falar de qualquer coisa que seja sentimentalmente íntima, você está no lugar certo. Essa sou eu. Todo dia eu divago sobre o conceito de ser e gosto de falar das minhas ideias, mas odeio a pergunta "tudo bem?". A retórica é algo que me irrita. 
Apresentei um pouco do que é esse tipo e resumi nestas mesmas linhas um pouco de quem sou. Uma pessoa forte e ao mesmo tempo insegura. E tá tudo bem. Mas o problema tá no narcisismo e no plano das ideias. Quando se ama ideias, você ama a idealização de alguma coisa sem querer. E isso me trouxe algumas decepções na vida, incluindo amorosas. Eu sempre ficava melhor sozinha, eu e meus cachorros. Por quê? Porque sou facilmente inclinada a enjoar de rotina, de querer fazer coisas diferentes e tenho a necessidade que a pessoa com quem me relaciono me ache especial de alguma maneira diferente e única. E contemple isso, regue todos os dias. E... Isso não acontece, porque isso é idealização. Daí... Vem a vida e leva coisas e pessoas como ondas. 
Eu não vejo muito problema nisso, eu sou detalhista e enxergo nas pessoas coisas únicas. Gostaria sim de ter essa reciprocidade, sabe? Este tipo que sou enquadrada é rodeado de diversos defeitos e claramente o mais odiado nos grupos por aí... Mas se você não gosta desse tipo de gente, que tipo de manipulação fez você ler até aqui sobre mim?
Boa noite.